FANDOM


COLÉGIO ESTADUAL DINAH GONÇALVES

PROPOSTA PEDAGÓGICA ESCOLA EM REFLEX-AÇÃO

LER, ESCREVER, JOGAR E APRENDER: COMPREENSÃO DA DINÂMICA SOCIAL SOB CONTEXTO DAS REPRESENTAÇÕES  LINGUISTICAS

( Meu Brasil Brasileiro)    

1. APRESENTAÇÃOEdit

Uma proposta refere-se a um projeto, um plano organizado sobre um tema a ser discutido, trabalhado, desenvolvido. Dessa forma uma proposta pedagógica constitui uma intenção que propõe uma intervenção no sentido da ação dos homens sobre a realidade. A escola, portanto, é um dos espaços em que a prática educativa de caráter pedagógico atua no processo da constituição humana, através de objetivos e meios estabelecidos por critérios socialmente determinados e que indicam o tipo de homem a formar, para qual sociedade, com que propósitos.

As propostas pedagógicas dos componentes curriculares trazem nos seus objetivos e conteúdos as bases para a constituição do ser que se pretende para atuar nesta sociedade. Associando os acontecimentos atuais aos conteúdos curriculares é possível dar sentido e significado ao conhecimento que está sendo construído pelo estudante que se percebe sujeito do processo.

Com a versatilidade de informações e possibilidades de acesso, muitas vezes o que percebemos são pensamentos com pouca ou quase nenhuma base teórica, posto que a gama de dados não garante o acesso à qualidade. Em 2014, o Brasil culmina a tão esperada Copa do Mundo de Futebol, que apresenta aspectos positivos e negativos para todos os envolvidos direta e/ou indiretamente com a competição. Os eventos esportivos trazem à tona diversos conceitos culturais, étnicos, sociais, econômicos, políticos, religiosos, uma extensa rede de possibilidades de exploração de conteúdo garantindo discussões multidisciplinares.

O universo esportivo tem sido uma fonte de análise de todos os fenômenos que à atrelaçam, desde os problemas politicos como aconteceu na China em 2008 nas Olimpiadas, ou na Copa do Mundo de 2002 que foram realizadas no Japão e na Coréia do Sul. Ou até mesmo quando os Jogos foram interrompidos por conta da II Guerra Mundial. Além, de um jogo da Copa do Mundo de 2014 quer será realizado em Salvador, entre Bósnia e Irã, que precisará de um esquema especial de segurança por conta dos grupos extremos do islamismo.

Atualmente, os eventos esportivos alcançaram marcas significativas relacionando aos valores éticos e morais. É possível compreender a importância desses eventos no âmbito econômico, porém, vistas mais expressivas são observadas quando entram em campo o time que representa os Portadores de Necessidades Especiais (PNE´s). A integração social desmistifica o ideal de corpo perfeito e sugere a mente perfeita, numa sociedade que respeita o diferente, não pelas suas falhas, mas, pela sua capacidade de superação. Percebemos que a necessidade de compreender a sociedade perpassa pelas mais variadas formas lingüísticas, seja, pela capacidade de falar, escrever, representar, declamar, ouvir, dançar, pelos diversos instrumentos de compreensão lingüísticas da comunicação.

 Edit

 Edit

2. METODOLOGIAEdit

Tendo em vista a importância de se explorar todos os meios de conteúdo é interessante que cada componente curricular possa perceber-se em meio à Proposta Pedagógica, desta forma os estudantes podem compreender que o conhecimento não é estagnado e se entrelaça com a dinâmica do aprendizado.

Os componentes curriculares podem associar os seus conteúdos ao contexto esportivo e seus eventos correlacionados além, das questões sociais associadas à dinâmica do país, não de maneira paralela, mas, intrínseca a realidade de sala de aula.

A proposta para o Ensino Médio é que mensalmente um encontro de pelo menos 3 professores de componentes curriculares diversos seja realizado abordando temáticas acordadas com os estudantes durante as aulas atendendo a temática do Projeto em forma de debates. Durante as aulas, consecutivas ao encontro, cada professor envolvido solicitará atividades que envolvam resoluções lingüísticas às problemáticas abordada, podendo ser tratada individual ou coletivamente.

Para o Ensino Fundamental, as temáticas serão abordadas pelos professores em aula e objetivarão atividades que promovam a produção individual ou em grupo provocando-os a explorar as variadas formas de comunicação.

Para se alcançar a proposta podem ser utilizadas as aulas, encontros semanais entre os professores para desenvolver estratégias que auxiliem no andamento do Projeto. Salientando que a proposta pode e deve estar associada aos Projetos Estruturantes como o TAL, FACE, JERP´S, assim, como aos Programas do Governo Federal, incentivando os estudantes a se inserirem na sociedade como pró-ativos.

3. RECURSOSEdit

Para atender a dinâmica da sociedade é necessário o uso de recursos que atendam aos professores e estudantes a estarem acompanhando a velocidade das informações e acontecimentos. Para tanto, a lista de materiais sugeridos, podem auxiliar na Execução do Projeto, cabendo a cada professor elencar outros materiais que julgue necessário:

1.    Data show;

2.    Som / rádio;

3.    Computadores com acesso à internet;

4.    Revistas;

5.    Jornais;

6.    Simulados;

7.    Televisão;

8.    Jogos;

9.    Ofício;

10. Piloto;

11. Cd´s;

12. Câmeras fotográficas;

13. Tablet´s;

14. Filmes;

15. Meios de transporte.

4. AVALIAÇÃOEdit

Precisamos definir..............................................................................................

5. OBJETIVOSEdit

- Favorecer alternativas de aprendizado;

- Fomentar o estudante como problematizador e autor do conhecimento;

- Contextualizar o aprendizado aos eventos esportivos;

- Proporcionar maior interação entre as turmas escolares;

- Evidenciar a construção de conhecimento;

- Incentivar a interdisciplinaridade para a compreensão do conhecimento dinâmico;

- Valorizar o conhecimento das linguagens;

- Melhorar as produções escritas;

- Exercitar a leitura, a escrita, a interpretação de variadas formas de textos;

- Promover a criatividade.

 

6. TEMAS SUGERIDOSEdit

Inserir temas.....................................................................................................................

7. PROPOSTAS DE ATIVIDADESEdit

Construção de peças teatrais;

Elaboração de músicas, poesias;

Apresentação de dança;

Declamação de poemas;

Leitura e debate de textos;

Interpretação de músicas e hinos;

Seminários;

Estudo de Filmes;

Visita de Campo;

Palestras;

Feiras Culturais;

Montagem de Folders;

Campeonatos;

 

8. CONCLUSÃOEdit

Precisamos definir.............................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. REFERÊNCIASEdit

 

BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: Cenas de um casamento infeliz. Injuí: Unijuí, 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. SP: Cortez, 1993.

CÔRREA, Ivan Livindo de Senna e MORO, Roque Luiz. Educação Física Escolar – Reflexão e Ação Curricular. Ed. Unijuí, 2004 – 206 p, RS.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara Koogan S.A., 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002, 4ª edição.

KUNZ, Elenor e TREBELS, H. Andreas. Transformações Didático Pedagógicas do Esporte. Ed. Unijuí, 2001.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Educação Física, Volume 7, Brasília: 2001, 3ª Edição.

Projeto 2014 ( Cronograma e distribuição das Atividades)Edit

  • Momentos Solídários:  Atividades  desenvolvidas pelos alunos com proposito de agaranhar fundo monetário para que possamos contratar serviços
    DiagramaProjeto2014
    como: ônibus para as saídas, grupos externos e despesas no geral do projeto.</li></li>
  • Sextas Culturais: Em cada sexta cultural abordaremos uma sub-temática específica dentro do tema geral. Cada turma deverá preparar junto as seus professores um elemento  dentro do tema para ser apresentado.</li></li>
  • Copa do Dinah: Campeonato interno a ser organizado e estruturado pelos professores de Educação Física.</li></li>
  • Sarau Literário: Momento em homenagem ao Centenário de Dorival Caymme, organizado pelos professores de Literatura, onde os alunos apresentarão a vida e obra do mesmo, através de poemas, músicas  e etc.</li></li>
  • Semana de Arte do Dinah: A semana de arte compreenderá a semana do estudante. Sua estruturação e organização ficará a cargo dos professores de Artes da unidade.</li></li>
  • Saída de Campo: Aula externa a ser definida com a Gestão e professores da unidade.</li></li>
  • WorkShop Crítica e Realidade: Atividade Interdisciplinar  contemplando as disciplinas, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química e Biologia.  Atividade destinada apenas ao público do Ensino Médio.</li>

     

    Resultados Obtidos ( Avaliação Final)Edit

    </li>

  • Ad blocker interference detected!


    Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

    Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.